O que é Google Discovery

JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos com prioridade

Índice de conteúdo

O acesso à internet e as novas maneiras de consumir informação estão mudando o hábito de leitura das pessoas. Com algumas plataformas que apresentam tendências e informativos, como o google discovery, é possível descobrir notícias e assuntos diversos, se mantendo atualizado.

Basicamente, a exibição dos conteúdos é feita com base nas interações e interesses dos usuários, conforme são percebidos pelos algoritmos, que criam filtros para exibir os tópicos mais buscados.

Para as empresas este recurso pode ajudar no marketing digital, sendo uma solução eficiente e diferenciada para aparecer entre os resultados e alcançar novos potenciais consumidores, tendo em vista que tópicos de interesse são mais exibidos.

Ou seja, já há conhecimento ou buscas sobre a área de atuação da marca.

Por isso, conhecer um pouco mais sobre a plataforma, como funciona e os seus benefícios é fundamental para fazer um bom uso da ferramenta e criar novas oportunidades de negócio.

Para auxiliá-lo nessa jornada, confira o material a seguir.

O que é Google Discovery?

Na prática, o Google Discovery é um recurso para dispositivos móveis que oferece conteúdos aos usuários conforme os seus interesses, de modo que eles não precisem fazer pesquisas o tempo todo.

Assim, há uma aba com temas de maior interesse do público geral, como notícias importantes, bem como resultados baseados nos próprios padrões de comportamento do dono do celular, trazendo temas que este tem mais engajamento.

O Google sempre foi reativo, ou seja, os resultados aparecem conforme a busca por palavras-chave e o buscador oferece diversos links como resposta.

Contudo, isso é adaptado para prever essas buscas e trazer resultados mais efetivos, considerando todo o histórico de busca e interação.

Isso significa que a premissa de “reação” continua, mas agora de forma mais inteligente, em que o buscador busca prever as buscas, sendo mais ativo. Por isso, passa a contar com recursos que visam melhorar a experiência dos usuários, com posturas ativa e preditiva.

O grande objetivo do Google Discovery é se antecipar nas intenções de busca e, com isso, sugerir conteúdos que interessam os usuários.

Criado em 2018, o recurso está alinhado às mudanças pretendidas pelo Google para os próximos 20 anos.

Uma destas mudanças está relacionada à forma de realizar buscas para obter novas informações e a melhora na interação dos usuários com a ferramenta, garantindo a preferência.

O foco agora é ter as informações sem precisar fazer novas consultas, com o buscador oferecendo conteúdos, mesmo que o usuário não tenha pensado em uma pesquisa específica, apenas acessando a aba do discovery.

Neste sentido, o Google Discovery representa uma grande mudança de comportamento dos consumidores e da plataforma, trazendo novas oportunidades para ações de marketing.

Como funciona o Google Discovery?

Você pode estar se perguntando onde encontrar esse recurso. Mas é provável que você já o tenha visto em seu celular.

No entanto, no desktop, você não pode encontrá-lo, pois o Google Discovery só está disponível para dispositivos móveis.

Em smartphones, existem três maneiras de acessar o Google Discovery: através do navegador, indo para o endereço google.com.br, usando o aplicativo do Google, ou em alguns dispositivos, deslizando para o lado direito da tela inicial até passar por todas as telas de “home”.

O Google usa dados e informações do dispositivo vinculados à conta do Google, como pesquisas anteriores, para criar um feed no Discovery.

Assim, diferentes fontes e artigos que correspondem aos interesses do usuário compõem o feed de notícias.

Enquanto navegam pelo Discovery, os usuários podem esconder sites e temas de menor interesse, criar coleções e salvar links. Isso aprimora a ferramenta e organiza o conteúdo, que recebe atualizações constantes.

Como gerenciar os interesses?

O Google Discovery permite que os usuários sigam temas e sites específicos, bem como ocultar assuntos que não sejam do seu interesse. Isso pode ser feito no app, acessando o menu > gerenciamento de interesses.

Após acessar essa opção, é possível selecionar sugestões de temas com base nas suas atividades no buscador.

Como as empresas usam o Google Discovery?

A plataforma oferece inúmeras possibilidades, beneficiando tanto os usuários quanto permitindo que os empreendimentos adquiram vantagens competitivas.

Desse modo, é viável visar o aumento de leads (potenciais clientes), a melhoria do tráfego do site e o impulso nas vendas.

O Google Discovery, ao permitir que os usuários filtrem os conteúdos que desejam ver em seu feed, se torna uma ferramenta valiosa para estratégias de marketing.

Se um conteúdo se mostra a uma pessoa, isso indica um interesse prévio em um tema relacionado à área de atuação da empresa, podendo levar a uma pesquisa sobre o negócio e gerar novas oportunidades.

Desse modo, o Google Discovery pode ser um grande aliado para o marketing e remarketing nas empresas.

Neste cenário, para aparecer no Google Discovery, as marcas precisam:

  • Desenvolver conteúdos de qualidade;
  • Focar no mobile;
  • Descobrir temas de interesse dos leads;
  • Seguir as políticas de conteúdo;
  • Produzir vídeos;
  • Usar imagens.

Estas são dicas que valem para o desenvolvimento de materiais para o Discovery, mas também para diversas estratégias e ações de marketing no meio online.

Uma vantagem interessante para os negócios é que, ao incorporar o uso do Google Discovery, têm-se novas oportunidades ampliando as possibilidades de aparição.

Por exemplo, por meio do uso de plataforma Ads para aumentar a visibilidade da sua marca, algo que gera ótimos ganhos.

Portanto, utilizar o Google Discovery é uma maneira de se adaptar às novas tendências e ter acesso a conteúdos de interesse e qualidade de modo ágil.

Já nos negócios, este recurso ajuda a aumentar a popularidade, possibilidade que ajuda nas vendas e lucros.

Artigo escrito em parceria com empresa convidada

Compartilhe este post:

Confira mais conteúdos